Ato n.º 4340342
Informações Básicas
Código | 4340342 |
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Cód. de Registro de Informação (e-Sfinge) | Não configurado |
Publicação | |
Situação | Publicado |
Entidade | Prefeitura municipal de Descanso |
URL de Origem | |
Data de Publicação | 25/11/2022 |
Categoria | Outras publicações |
Título | SILVANE FRIGOTTO - PLANO GESTÃO- EBM CACHOEIRINHA |
Arquivo Fonte | 1669373870_silvane_frigotto__plano_gesto_ebm_cachoeirinha.pdf |
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DOM/SC Prefeitura municipal de Descanso
Data de Cadastro: 25/11/2022 Extrato do Ato Nº: 4340342 Status: PublicadoData de Publicação: 25/11/2022 Edição Nº: 4045
Confira o original em:
https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/?q=id:4340342
Texto extraído para pesquisa
Conteúdo | FICHA DE INSCRIÇÃO Dados do Candidato
Escola de inscrição
14 de novembro de 2022 _________________________ SILVANE FRIGOTTO DUTKIEVICZ PLANO DE GESTÃO ESCOLAR 2023-2025 Nome da escola: ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CACHOEIRINHA Endereço: LINHA CACHOEIRINHA Município: DESCANSO Telefone: 4936236060 IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE: Nome completo: SILVANE FRIGOTTO DUTKIEVICZ Matrícula (em caso de profissional efetivo): Cargo (em caso de profissional efetivo): Formação Acadêmica/ano: GRADUADA EM SÉRIES INICIAIS EM 2003 E EM EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM 2007. PÓS GRADUADA EM SÉRIES INICIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL EM 2004 OBJETIVO GERAL DA PROPOSTA DE GESTÃO ESCOLAR Desenvolver uma gestão democrática com aparticipação concreta de todosossegmentos daescola, propiciandoqualidade ao ensino, mediante compromisso com o processo pedágogicopossibilitando a formação de um cidadão crítico, autônomo, participativo e atuante na sociedade. INTRODUÇÃO A gestão escolar se configura como uma atividade conjunta dos elementos envolvidos, em que as responsabilidades e os objetivos são compartilhados de forma conjunta. Compartilhar com a equipe e a comunidade os sonhos, as esperanças, as dúvidas e os anseios surgidos na busca de mudança são uma das formas de construir uma nova realidade. Eleger um conceito de educação que atenda às necessidades de formação da sociedade atual não é coisa fácil, posto que a educação é uma atividade criadora que envolve profundamente todos os seres humanos em todas as suas dimensões. Para tanto entendemos que o gestor escolar deve ser o elo mais forte desta corrente. Será pela integração de todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar que o caminho será trilhado. Assim, nosso plano de trabalho na escola, para o biênio 2023/2024, será pautado nos princípios de gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, qualidade de ensino, parceria entre a escola e a comunidade, autonomia e democratização do acesso e permanência do aluno na escola. Pretendemos desenvolver nosso trabalho embasado em valores como: comprometimento, pois acreditamos no potencial de nossa comunidade escolar, e com isso buscaremos o envolvimento de todos para o sucesso de nossos alunos; inovação, incentivando formas diversificadas para desenvolvimento de ações que favoreçam uma aprendizagem significativa; integração escola-família-comunidade, para alcançarmos efetivamente uma gestão participativa centrada no desenvolvimento do aluno, buscando desenvolver suas potencialidades para o pleno exercício da cidadania. Nesta perspectiva, é nosso propósito garantir o fortalecimento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), relacionado com o Projeto Político Pedagógico (PPP), com o regimento Escolar e as leis que regem a educação, visando criar condições para uma gestão democrática e participativa cujo foco seja a aprendizagem do aluno e a valorização dos trabalhadores da Educação. HISTÓRICO/ DIAGNÓSTICO DA ESCOLA “A filosofia da Escola Básica Municipal Cachoeirinha é a busca da formação do indivíduo mais participativo, mais solidário, crítico e responsável por mudanças em si mesmo e na comunidade, contribuindo assim para a transformação de um mundo mais justo, solidário e feliz, para o exercício livre e responsável da cidadania, resgatando sua história, seus valores e princípios, oportunizando desta forma a construção coletiva do conhecimento”. Sendo a gestão democrática um enorme passo rumo a real aplicação da filosofia da escola, conforme os princípios estabelecidos na Constituição Federal em seu Art. 206. No dia 30 de novembro de 1962 foi criada a escola de Linha Cachoeirinha, denominada Escola Isolada Municipal Cachoeirinha, iniciou suas atividades educacionais de 1ª a 4ª série no ano seguinte. Em 1989 entrou em funcionamento o PERADE (Projeto de Educação Rural de Descanso). Teve seu funcionamento regulamentado pela Lei nº 033/98 de 18/05/89 pelo Decreto 3.1981 de 03/05/89 tinha como objetivo oportunizar ao filho do pequeno agricultor a conclusão do Ensino Fundamental (5ª a 8ª). O Projeto de Educação Rural funcionava em seis núcleos: Pratinha, Cachoeirinha, Vorá, Cantina, Lajinha, Famoso. As aulas eram ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras em dois turnos diários. Nesses dias os alunos permaneciam na escola, onde faziam as refeições. Os professores também almoçavam na escola e trocavam de núcleo ao meio dia e eram levados em cada núcleo com o transporte fornecido pela prefeitura. A partir de 1998, com a Lei 147/98, a escola de Linha Cachoeirinha foi nucleada, passando a receber os alunos das escolas que foram desativadas nas comunidades interioranas. No ano de 2000 foi transformada em Escola Básica Municipal Cachoeirinha pela Lei Municipal 260/2000 passando a atender alunos de Educação Infantil e 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental, com uma extensão na comunidade de Linha Taquá. No ano 2005 o núcleo de Linha Taquá foi fechado, passando a atender todas as turmas nas dependências da Escola em Linha Cachoeirinha. O presente diagnóstico apresenta informações referentes ao Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Básica Municipal Cachoeirinha, seiu cotidiano, regras, estrutura, pessoas que compõem a escola, entre outras informações. Este diagnóstico pedagógico tem por finalidade conhecer a realidade da escola EBM Cachoeirinha. A Escola Básica Municipal Cachoeirinha, localiza-se na Linha Cachoeirinha, s/n, no interior, na cidade de Descanso – SC. Atualmente a Escola Básica Municipal Cachoeirinha possui 105 alunos matriculados, da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Sendo na Educação Infantil 17 alunos, no Ensino Fundamental Anos Iniciais 45 alunos e no Ensino Fundamental Anos Finais 42 alunos. A escola conta com uma equipe de funcionários comprometidos no desenvolvimento integral dos alunos e ampliação na qualidade de ensino. A equipe é composta por 23 funcionários, sendo 17 professores, 1 diretora, 1 especialista em assuntos educacionais, 1 psicopedagoga, 1 psicólogo, 1 merendeira, 1 zeladora com diferentes cargas horárias. Observou-se, de acordo com informações do Projeto Pedagógico que os alunos deste educandário são oriundos de famílias de nível socioeconômico médio. A maior parte dos pais têm formação do Ensino Médio completo, trabalhando principalmente na área rural. A Escola Básica Municipal Cachoeirinha atua na Educação Infantil e Ensino Fundamental objetivando: Assegurar a plena formação do educando e o desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto realização, através da aquisição de conhecimentos e habilidades, que favoreçam o exercício crítico e consciente da cidadania e promover a aquisição, sistematização e socialização dos conhecimentos que possam contribuir na formação de cidadãos conscientes, críticos, pensantes e criativos e atuantes a transformação e interação no meio social que vivem. (ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CACHOEIRINHA, 2013, p. 21) A escola possui como filosofia: Planejar e realizar coletivamente uma educação de qualidade que integre a comunidade escolar ao meio social, proporcionando uma postura crítica e reflexiva aos educandos visando a construção de uma sociedade justa e solidária. (ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CACHOEIRINHA, 2013, p.16). De acordo com a escola a educação é entendida como uma possibilidade eficaz para transformar e resolver os principais problemas sociais existentes, atribuindo às instituições de ensino o papel de formar o cidadão e transformá-lo em um ser capaz de contribuir com o desenvolvimento do ser humano e da sociedade em que vive. Como sabemos, a Educação Básica tem como objetivos: o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual, social, complementando a ação da família e da comunidade (Resolução CNE/CEB, 4/2010, Art. 22); a garantia à criança do acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças (Resolução CNE/CEB 5/2009). Segundo o Projeto Político Pedagógico a finalidade da Educação Infantil é ter: Noções mínimas de afetividade, socialização, psicomotricidade e cognitividade; conhecer e identificar letras, quantidades, formas, cores, proporções; interpretar sons, histórias, pequenos textos, desenhos...; assimilar e vivenciar os valores sociais e humanos (regras, limites, coletividade...); (ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CACHOEIRINHA, 2013, p. 21) Vale destacar que a Escola Básica Municipal Cachoeirinha, conta com um amplo e moderno espaço, possuindo cinco salas de aula, uma sala de professores, uma cozinha, três banheiros femininos, três banheiros masculino, um banheiro especial, uma área coberta, uma despensa, uma lavanderia, uma biblioteca, uma sala de laboratório de Arte e Ciências, uma sala para atividades complementares, uma horta e uma área externa com brinquedos. As salas também contam, a maioria, com televisões, aparelhos de sons e dvd’s. Conforme o PPP da escola a avaliação é: A avaliação ocorre de maneira qualitativa e quantitativa, onde o educando é avaliado sob todos os aspectos, como afetivo, cognitivo, psicomotor e social. A avaliação na Educação Infantil (pré-escola) é de forma descritiva e semestral, onde se é avaliado o desenvolvimento da criança nos seus aspectos afetivos, cognitivos, psicomotor e social, a qual é realizada pelos docentes que atuam na classe. O Aluno receberá a cada semestre um documento descritivo que menciona o seu desenvolvimento naquele período e enviado aos pais para conhecimento. Uma cópia do documento fica arquivada na escola. (ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CACHOEIRINHA, 2013, p. 25 e 26) O calendário escolar da Escola Básica Municipal Cachoeirinha: É definido até o final do primeiro trimestre e será elaborado pela Direção e Professores da Escola, com base na grade curricular e observada a legislação vigente. O mesmo fixará os dias letivos, dias de trabalho escolar efetivo, dias de estudo, reuniões pedagógicas, conselho de classe, recesso escolar, exames finais, início e término do ano letivo e eventos programados para o ano letivo e aprovados em assembleia geral da APP. O Calendário Escolar será submetido à aprovação do Conselho Municipal de Educação. (ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CACHOEIRINHA, 2013, p. 31) E por fim a escola desenvolve diversas atividades durante o ano na escola, como trilha da Páscoa, reuniões da APP, encontro da família na escola, homenagem as mães e aos pais, natal, festa junina, gincana cultural e esportiva, semana da criança, semana da pátria, dia do estudante, jogos escolares entre turmas, formatura, eventos promovidos no município, viagem de estudos, momento cívico e hora cultural. Essas atividades são consideradas permanentes, mas sempre podendo haver mudanças conforme as necessidades da escola. A E.B.M Cachoeirinha busca como prioridade o aprendizado do estudante, estabelecido como direito social, de cidadania e individualidade. O estudante, sujeito do aprendizado, é o centro e a finalidade da escola. A metodologia de ensino adotada pelos professores é baseada na Base Nacional Comum Curricular, no Plano de Ensino de cada disciplina, em aulas expositivas/dialogadas, com discussão dos conteúdos em sala de aula, com argumentação dos estudantes e professores, contextualizando com a realidade dos estudantes. A avaliação obedece a legislação vigente, priorizando os aspectos qualitativos da aprendizagem do estudante e os resultados obtidos durante o ano letivo onde preponderarão sobre os resultados finais. As reuniões pedagógicas são realizadas conforme previsto em Calendário Escolar com a participação da equipe diretiva e professores. O corpo docente da Unidade Escolar é composto por profissionais qualificados graduados e pós-graduados em nível de especialização, na sua maioria efetivos, com um bom relacionamento com a comunidade escolar, o que possibilita a continuidade do trabalho docente no decorrer da caminhada escolar dos alunos. A Direção é responsável pelo gerenciamento das atividades da escola, tendo a participação de toda a equipe diretiva, além do Diretor Escolar propriamente dito, a especialista em assuntos educacionais, a Associação de Pais e Professores (APP) e o Grêmio Estudantil. Cabendo a Equipe Diretiva gerenciar com responsabilidade, motivação e preocupação sempre interagindo com a comunidade escolar, atualizando-se e compartilhando conhecimentos. Os recursos financeiros disponíveis na Escola Básica Municipal Cachoeirinha são oriundos de verbas disponibilizadas pelo Governo Federal (PDDE), além de promoções realizadas pela própria Unidade Escolar através da Associação de Pais e Professores e anuidade de contribuição espontânea. Considera-se que a E.B.M.Cachoeirinha é uma instituição social cujo objetivo é agir na formação do indivíduo, compreendendo e respeitando a infância. Nessa perspectiva todas as metas devem ser pautadas em ações planejadas onde as prioridades sejam discutidas e elencadas de forma participativa, assim os recursos são utilizados através de decisões coletivas, apresentadas, discutidas em reunião com toda comunidade escolar e lavrada em ata. METAS E ESTRATÉGIAS/AÇÕES
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