Prefeitura Municipal de Abelardo Luz
Abelardo Luz
Atenção
Itens de acervo não serão publicados em edição oficial do DOM/SC.
Informações do Item de Acervo n.º 2463759
Informações Básicas
Situação | Acervo Público |
---|---|
Data de Cadastro | 04/05/2020 14:53:10 |
URL de Origem | Acesse... |
Data do Documento | 17/04/2020 |
Categoria | Outras publicações |
Título | PLANO DE AÇÃO PARA REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS NÃO PRESENCIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ABELARDO LUZ/SC |
Arquivo Fonte do Ato | 1588614805_plano_de_ao_para_regime_especial_de_atividades_de.pdf |
Conteúdo
![]() | ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
Avenida Padre João Smedt, 1054 – Centro - 89.830-000 - Abelardo Luz - SC E-mail: educa@abelardoluz.sc.gov.br Fone: (49) 3445-5998 / 3445-5276
PLANO DE AÇÃO PARA REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS NÃO PRESENCIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ABELARDO LUZ/SC. JUSTIFICATIVA A Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz/SC tendo como objetivo, preservar a integridade dos alunos e o acesso a aprendizagem, propõe regime especial de atividades escolares não presenciais, através de recursos tecnológicos e outros meios, enquanto perdurar as orientações, a fim de reduzir os riscos de contágio e disseminação do COVID-19, de acordo aos novos Decretos Nº 120 de 18/03/2020 e o Decreto Nº139 de 13/04/2020. E de acordo com a Resolução do Conselho Municipal de Educação 001/2020 de 17 Abril. As atividades propostas serão elaboradas pelos professores, de acordo com o Currículo do Território Catarinense e o planejamento unificado desta secretaria, com o apoio, orientação e acompanhamento dos coordenadores pedagógicos e gestores sendo supervisionados pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Para o período de 16 de abril/2020 as atividades deram o início com a Primeira Reunião com a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, a Equipe do Conselho Municipal de Educação e com os Professores representantes das APPS das escolas municipais e do Sindicato dos Servidores Municipais.
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre as necessidades de assegurar a continuidade do aprendizado das crianças e dos adolescentes em cada um dos níveis, etapas ou modalidades de ensino dentro do currículo e planos pré-determinados.
ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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COMITÊ INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO REMOTA
Neste mesmo período foi criado o Comitê Intersetorial de Educação Remota, para colaborar nas atividades e no monitoramento nesse novo ensino devido ao isolamento social. Ficando com os seguintes Membros: 01-Representante da Secretaria de Educação: Cátia R. Paim Bodaneze. 01-Representante do Conselho Municipal de Educação: Inelve Giacomini. 01- Representante dos Gestores das Escolas Municipais: Eduardo Menegais Maciel. 01- Representante dos Professores das APPs das Escolas Municipais: Eliane Tacca. 01- Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapecó e da Região Oeste. Iraci Chiquelero. 01- Representante dos Orientadores das Escolas Municipais da Educação Infantil: Andressa da Silva. 01- Representante dos Orientadores das Escolas Municipais: Leandra Ricardo.
DESENVOLVIMENTO
As atividades escolares não presenciais, serão elaboradas pelo grupo docente de cada unidade escolar através dos grupos de WhatssApp e da página do Facebook de cada escola da Rede Municipal de Ensino. Onde deverão se dedicar aos planejamentos para as próximas semanas, sendo que o primeiro plano de aula deverá ser enviado à equipe da Unidade Escolar até a data de 23/04/2020. As famílias terão acesso às atividades propostas por meio do facebook das unidades escolares, grupos de whatsapp e com material impresso (aos alunos que eventualmente não tenham acesso à internet), e mesmo que à distância, o vínculo e a mediação do professor estarão presentes entre os alunos e seus familiares. A Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento do número de crianças que possuem internet: O Município possui um total de 2.649 alunos, sendo que 2.013 alunos possuem acesso a internet (75,99%) e 636 alunos não possuem (24,01%). ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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As propostas serão disponibilizadas semanalmente, pautadas no olhar sensível, atencioso e responsável dos professores, considerando as singularidades dos alunos, o contexto social e familiar, garantindo a eles os direitos de desenvolvimento e aprendizagem.
ORIENTAÇÕES AOS GESTORES, ASSISTENTES PEDAGÓGICOS E O COMITÊ INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO REMOTA ï· Acompanhar e orientar o planejamento das propostas elaboradas pelo professor; ï· Encaminhar as atividades propostas até a quinta-feira anterior da semana a ser trabalhada para a Equipe Pedagógica da Escola; ï· Manter uma pasta de arquivos (impressos), por turma para a documentação pedagógica (planejamentos, registros, retornos das famílias); ï· Realizar as postagens dos planejamentos no facebook da unidade escolar e nos grupos de whatsapp dos pais na segunda-feira ás 18h, bem como a impressão e entrega dos materiais para os alunos que não possuam acesso à internet, sendo estes realizados sempre na terça-feira e quinta-feira; ï· Imprimir as atividades postadas no site e organizar a entrega às famílias que não tiverem acesso aos recursos tecnológicos, todas as terças-feiras e quintas-feiras, em horário de cada unidade escolar definido; ï· Participar de todos os grupos de WhatsApp, acompanhando o processo (Gestores, Orientadores e o Comitê Intersetorial), onde o professor regente será responsável pela criação do grupo de WatsApp, sendo que a qualquer momento os gestores, orientadores e membros do comitê poderão solicitar seu ingresso ao grupo. ï· Acompanhar a construção dos Planos de Aula nos grupos de WhatsApp, e no grupo o qual é coordenador, realizar revisões e orientações necessárias de todas as postagens antes de enviar para a Equipe Pedagógica da unidade escolar; ï· Levar ao conhecimento dos pais ou responsáveis dos alunos, com acesso e sem acesso aos meios tecnológicos, através de contato telefônico, meios de informação radiofônica todas as informações referentes ao Regime Especial de Atividades de Aprendizagem não Presenciais. ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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PROCESSO DE AVALIAÇÃO
a) A avaliação deverá ser seguida nos seguintes princípios: (LDB Art. 24): Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. I- Diagnóstica, analisar e interpretar evidências relativas à eficácia e eficiência dos processos de ensino. E conforme os níveis de aproveitamento e avaliar os resultados corrigindo as falhas do processo ensino-aprendizagem. II- Formativa permitindo ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, orientando-o na reformulação do seu trabalho didático. III- O conteúdo estudado nas atividades escolares não presenciais deverá ser utilizado com o intuito, de determinar o grau de domínio dos estudantes, relacionados aos conteúdos curriculares ofertados na forma remota. Tendo como objetivo avaliar de modo geral em que grau os objetivos preestabelecidos foram atingidos. Os componentes principais da nota final dos alunos, majoritariamente, devem ser presenciais (antes e após o período emergencial). IV - Para a etapa da Educação Infantil a avaliação deverá ser realizada “mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental” Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, na seção II, artigo 31, item 1 (um). b) A carga Horária a ser computada com tais atividades, sendo no mínimo de duas horas diárias de atividades propostas a cada turma.
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES
Diante da impossibilidade do retorno as aulas presenciais e pela continuidade das medidas protetivas estabelecidas pelo Decreto Estadual e firmadas pelo Decreto ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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Municipal e em concordância com o que estabelece o Conselho Municipal de Educação a Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz, passará a ofertar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, aulas na Modalidade Regime Especial de atividades escolares não presenciais. O mesmo acontecerá por meios tecnológicos, através do facebook da unidade escolar e WhatsApp ou impressos aos alunos que eventualmente não tenham acesso. A divulgação e orientação às famílias serão feitas inicialmente pela imprensa e no site da prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e das Escolas da Rede Municipal de Educação ou por contato telefônico. I- Através dos grupos de WhatsApp, já formados e divididos por equipe de estudo de acordo com ano/série, disciplina ou grupo etário, vocês professores estabelecerão contato com os colegas de turma, trocando informações e ideias. Este grupo será exclusivamente para estudos e preparação de aulas, deverá haver colaboração e cooperação de todos. Para o planejamento partiremos de uma revisão dos conteúdos já trabalhados em cada componente curricular ou faixa etária. Portanto, vocês deverão estabelecer um diálogo e combinados de onde partir. II- As atividades planejadas e que serão postada no facebook da unidade escolar, WhatsApp ou impressos, deverão estar organizadas através de um plano de aula semanal contendo: componente curricular, unidade temática, habilidades e descrição das atividades (metodologia e instrumentos avaliativos) para o ensino fundamental e contendo tema, campos de experiência, objetivos de aprendizagem, estratégias e avaliação para aos alunos da Educação Infantil. Lembrando que, o professor que não cumprir com seu planejamento de acordo com as regras citadas neste plano, será descontado do seu vencimento proporcional em conformidade com o Estatuto do Servidor Municipal e com a Lei 079/2009. III- O professor de educação especial deverá planejar em parceria com os demais professores do grupo, adaptando as atividades, utilizando de recursos necessários, permitindo a igualdade de condições de aprendizagens aos alunos. Essas atividades serão encaminhadas no whatsapp das famílias, ou impressas ao qual o aluno pertence. IV- Salientamos que se o professor não possuir acesso aos meios tecnológicos, não desejar utilizar seu equipamento particular e/ou não possuir habilidades das ferramentas tecnológicas, devem dirigir-se a sua unidade escolar, fazer uso dos meios tecnológicos ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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lá ofertados, conforme sua carga horária e agendamento com a orientação/gestor escolar. A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ACORDO COM AS EQUIPES DE ESTUDO E PREPARAÇÃO DE AULAS SE DARÁ DA SEGUINTE FORMA:
1º Passo - Elaboração do plano de aula semanal para cada componente curricular ou grupo etário, contendo os passos já citados no item II deste plano; 2º Passo - Elaborar enquanto grupo atividades semanais ou quinzenais referente aos conteúdos abordados para cada componente curricular. O professor poderá fazer uso de atividades do livro didático, retiradas da internet ou também formuladas pelos próprios professores. Lembrando, que na parte da metodologia e/ou estratégias, (descrição da atividade) o professor deverá ser claro e objetivo, destacando como realizar as tarefas, onde e quais recursos serão utilizados (cadernos, folhas arquivadas), pois no retorno as aulas presenciais os professores realizarão a conferência das atividades que foram realizadas neste período. Ressaltando que as atividades semanais ou quinzenais deverão ser realizadas e encaminhadas para o professor através do grupo de whatsapp (criado pelas unidades escolar) e/ou às famílias que não tiverem acesso aos recursos tecnológicos, serão entregue na escola no dia da retirada do próximo material (só assim poderemos saber quantos alunos realizaram as atividades). 3º passo - As orientações das atividades ficam a critérios do professor, podendo ser realizadas através de vídeos, links, textos, slides, contação de histórias, entre outros meios.
ORIENTAÇÕES PARA AS GRAVAÇÕES DE VÍDEOS
Para que você registre as orientações da melhor forma possível, fique atento para alguns cuidados e sugestões: ï· O recurso audiovisual neste momento, também pode ser utilizado como uma ferramenta que aproxima professores e os alunos nos planejamentos. Inicie o vídeo conversando com os alunos/famílias, de maneira que sintam-se acolhidos; ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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ï· Atentar para o olhar cuidadoso com o local e objetos que compõem o ambiente em que será realizada a filmagem como espaços neutros, sem excessos de informações e de boa iluminação; ï· Na atividade sugerida, apresente diferentes possibilidades de materiais acessíveis para todas as famílias e oportunize ações que contemplem diferentes ambientes; ï· Antes de iniciar a filmagem, separe os materiais necessários para a realização da proposta, observando se as mesmas vão ao encontro do nosso planejamento; ï· Para a qualidade do áudio, mantenha a câmera numa distância máxima de um metro e meio de quem está falando. Fique atento aos barulhos do ambiente durante a filmagem, isso pode prejudicar a qualidade do som, fale devagar, de maneira clara e objetiva; ï· Mantenha a câmera na horizontal, tentando filmar sempre na altura da pessoa, evitando fazer filmagens de cima ou de baixo. Importante também cuidar com o vestuário se for aparecer no vídeo; ï· Mova-se de forma lenta e suave. Se estiver filmando alguém, cuidado para não movimentar muita a câmera. Apoie os braços no corpo ou em algo fixo, como uma mesa, por exemplo, para ajudar a manter a câmera firme; ï· Faça vídeos curtos, três a cinco minutos são suficientes. Mais tempo poderá tornar o vídeo cansativo.
ORIENTAÇÕES AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS E AOS ALUNOS Diante da impossibilidade do retorno as aulas presenciais e pela continuidade das medidas protetivas estabelecidas pelo Decreto Estadual e firmadas pelo Decreto Municipal e em concordância com o que estabelece o Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, passará a oferecer aos alunos da Rede Municipal de Ensino, aulas na Modalidade em Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais. O mesmo acontecerá por meios tecnológicos: facebook da unidade escolar e WhatsAppp e/ou impressos aos alunos que ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação
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eventualmente não tenham acesso, sendo entregue na Unidade Escolar de acordo com o horário estabelecido por cada escola. Os pais ou responsáveis e aos alunos com acesso à internet deverão acessar a página do Facebook da escola. Ao acessar encontrarão disponíveis semanalmente ou quinzenalmente no primeiro dia útil da semana às 18h, as atividades para cada ano/série ou grupo etário (Educação Infantil), e no caso do Ensino Fundamental Anos Finais separadas por componente curricular (disciplinas). E as atividades impressas serão entregues na Unidade Escolar na terça-feira e na quinta-feira de acordo com o horário estipulado por cada Unidade Escolar. As atividades e ou experiências de aprendizagem serão organizadas a partir do planejamento anual, este em conformidade com o Currículo do Território Catarinense e para os alunos da Educação Infantil (Nível II, Nível III, Nível IV e Nível V), terão propostas de atividades mais lúdicas voltadas às interações e brincadeiras, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. As famílias serão orientadas através de vídeo, link, slides, contação de história, materiais impressos entre outros meios explicativos pelos professores da Rede Municipal de Ensino de acordo com o ano/série ou faixa etária. As presenças e as atividades propostas serão avaliadas pelo professor, no retorno das aulas presenciais ou por meios tecnológicos (whatsapp). Além das informações em cada atividade postada os pais poderão se utilizar dos grupos de whatsapp, e na Unidade Escolar para maiores esclarecimentos e dúvidas. Ressaltamos que as famílias que não possuírem o material escolar básico (caderno, lápis, cola, borracha, apontador e régua), deverá entrar em contato com a gestora, para a retirada dos mesmos.
Abelardo Luz, 17 de Abril de 2020.
____________________________ Eliane Fátima Cantele Secretária Municipal de Educação
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PLANO DE AÇÃO
PARA REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS NÃO PRESENCIAIS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
ABELARDO LUZ/SC. ABRIL/ MAIO 2020 |
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DOM/SC Prefeitura Municipal de Abelardo Luz
Data de Cadastro: 04/05/2020 Extrato do Ato Nº: 2463759 Status: Acervo PúblicoData do Documento: 17/04/2020