Prefeitura Municipal de Abelardo Luz

Abelardo Luz


Atenção

Itens de acervo não serão publicados em edição oficial do DOM/SC.

Informações do Item de Acervo n.º 2463759

Informações Básicas

SituaçãoAcervo Público
Data de Cadastro04/05/2020 14:53:10
URL de OrigemAcesse...
Data do Documento17/04/2020
CategoriaOutras publicações
TítuloPLANO DE AÇÃO PARA REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS NÃO PRESENCIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ABELARDO LUZ/SC
Arquivo Fonte do Ato1588614805_plano_de_ao_para_regime_especial_de_atividades_de.pdf
Conteúdo

ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO MUNICIPAL DE ABELARDO LUZ Capital Nacional da Semente de Soja Secretaria Municipal de Educação

Avenida Padre João Smedt, 1054 – Centro - 89.830-000 - Abelardo Luz - SC

E-mail: educa@abelardoluz.sc.gov.br Fone: (49) 3445-5998 / 3445-5276

PLANO DE AÇÃO PARA REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE

APRENDIZAGENS NÃO PRESENCIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE

ABELARDO LUZ/SC.

JUSTIFICATIVA

A Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz/SC tendo como objetivo,

preservar a integridade dos alunos e o acesso a aprendizagem, propõe regime especial

de atividades escolares não presenciais, através de recursos tecnológicos e outros

meios, enquanto perdurar as orientações, a fim de reduzir os riscos de contágio e

disseminação do COVID-19, de acordo aos novos Decretos Nº 120 de 18/03/2020 e o

Decreto Nº139 de 13/04/2020. E de acordo com a Resolução do Conselho Municipal

de Educação 001/2020 de 17 Abril.

As atividades propostas serão elaboradas pelos professores, de acordo com o

Currículo do Território Catarinense e o planejamento unificado desta secretaria, com o

apoio, orientação e acompanhamento dos coordenadores pedagógicos e gestores sendo

supervisionados pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Para o período de 16 de abril/2020 as atividades deram o início com a Primeira

Reunião com a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, a Equipe do Conselho

Municipal de Educação e com os Professores representantes das APPS das escolas

municipais e do Sindicato dos Servidores Municipais.

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre as necessidades de assegurar a continuidade do aprendizado das

crianças e dos adolescentes em cada um dos níveis, etapas ou modalidades de ensino

dentro do currículo e planos pré-determinados.

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COMITÊ INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO REMOTA

Neste mesmo período foi criado o Comitê Intersetorial de Educação Remota,

para colaborar nas atividades e no monitoramento nesse novo ensino devido ao

isolamento social. Ficando com os seguintes Membros:

01-Representante da Secretaria de Educação: Cátia R. Paim Bodaneze.

01-Representante do Conselho Municipal de Educação: Inelve Giacomini.

01- Representante dos Gestores das Escolas Municipais: Eduardo Menegais

Maciel.

01- Representante dos Professores das APPs das Escolas Municipais:

Eliane Tacca.

01- Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapecó e

da Região Oeste. Iraci Chiquelero.

01- Representante dos Orientadores das Escolas Municipais da Educação Infantil:

Andressa da Silva.

01- Representante dos Orientadores das Escolas Municipais: Leandra Ricardo.

DESENVOLVIMENTO

As atividades escolares não presenciais, serão elaboradas pelo grupo docente

de cada unidade escolar através dos grupos de WhatssApp e da página do Facebook de

cada escola da Rede Municipal de Ensino. Onde deverão se dedicar aos planejamentos

para as próximas semanas, sendo que o primeiro plano de aula deverá ser enviado à

equipe da Unidade Escolar até a data de 23/04/2020.

As famílias terão acesso às atividades propostas por meio do facebook das

unidades escolares, grupos de whatsapp e com material impresso (aos alunos que

eventualmente não tenham acesso à internet), e mesmo que à distância, o vínculo e a

mediação do professor estarão presentes entre os alunos e seus familiares. A Secretaria

Municipal de Educação fez um levantamento do número de crianças que possuem

internet: O Município possui um total de 2.649 alunos, sendo que 2.013 alunos

possuem acesso a internet (75,99%) e 636 alunos não possuem (24,01%).

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As propostas serão disponibilizadas semanalmente, pautadas no olhar sensível,

atencioso e responsável dos professores, considerando as singularidades dos alunos, o

contexto social e familiar, garantindo a eles os direitos de desenvolvimento e

aprendizagem.

ORIENTAÇÕES AOS GESTORES, ASSISTENTES PEDAGÓGICOS E O

COMITÊ INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO REMOTA

 Acompanhar e orientar o planejamento das propostas elaboradas pelo professor;

 Encaminhar as atividades propostas até a quinta-feira anterior da semana a ser

trabalhada para a Equipe Pedagógica da Escola;

 Manter uma pasta de arquivos (impressos), por turma para a documentação

pedagógica (planejamentos, registros, retornos das famílias);

 Realizar as postagens dos planejamentos no facebook da unidade escolar e nos

grupos de whatsapp dos pais na segunda-feira ás 18h, bem como a impressão e

entrega dos materiais para os alunos que não possuam acesso à internet, sendo

estes realizados sempre na terça-feira e quinta-feira;

 Imprimir as atividades postadas no site e organizar a entrega às famílias que não

tiverem acesso aos recursos tecnológicos, todas as terças-feiras e quintas-feiras,

em horário de cada unidade escolar definido;

 Participar de todos os grupos de WhatsApp, acompanhando o processo

(Gestores, Orientadores e o Comitê Intersetorial), onde o professor regente será

responsável pela criação do grupo de WatsApp, sendo que a qualquer momento

os gestores, orientadores e membros do comitê poderão solicitar seu ingresso ao

grupo.

 Acompanhar a construção dos Planos de Aula nos grupos de WhatsApp, e no

grupo o qual é coordenador, realizar revisões e orientações necessárias de todas

as postagens antes de enviar para a Equipe Pedagógica da unidade escolar;

 Levar ao conhecimento dos pais ou responsáveis dos alunos, com acesso e sem

acesso aos meios tecnológicos, através de contato telefônico, meios de

informação radiofônica todas as informações referentes ao Regime Especial de

Atividades de Aprendizagem não Presenciais.

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PROCESSO DE AVALIAÇÃO

a) A avaliação deverá ser seguida nos seguintes princípios: (LDB Art. 24):

Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos

aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre

os de eventuais provas finais.

I- Diagnóstica, analisar e interpretar evidências relativas à eficácia e eficiência dos

processos de ensino. E conforme os níveis de aproveitamento e avaliar os resultados

corrigindo as falhas do processo ensino-aprendizagem.

II- Formativa permitindo ao professor detectar e identificar deficiências na forma de

ensinar, orientando-o na reformulação do seu trabalho didático.

III- O conteúdo estudado nas atividades escolares não presenciais deverá ser utilizado

com o intuito, de determinar o grau de domínio dos estudantes, relacionados aos

conteúdos curriculares ofertados na forma remota. Tendo como objetivo avaliar de

modo geral em que grau os objetivos preestabelecidos foram atingidos. Os componentes

principais da nota final dos alunos, majoritariamente, devem ser presenciais (antes e

após o período emergencial).

IV - Para a etapa da Educação Infantil a avaliação deverá ser realizada “mediante o

acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção,

mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental” Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da

Educação, na seção II, artigo 31, item 1 (um).

b) A carga Horária a ser computada com tais atividades, sendo no mínimo de duas

horas diárias de atividades propostas a cada turma.

ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES

Diante da impossibilidade do retorno as aulas presenciais e pela continuidade das

medidas protetivas estabelecidas pelo Decreto Estadual e firmadas pelo Decreto

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Municipal e em concordância com o que estabelece o Conselho Municipal de Educação

a Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz, passará a ofertar aos alunos da

Rede Municipal de Ensino, aulas na Modalidade Regime Especial de atividades

escolares não presenciais. O mesmo acontecerá por meios tecnológicos, através do

facebook da unidade escolar e WhatsApp ou impressos aos alunos que eventualmente

não tenham acesso.

A divulgação e orientação às famílias serão feitas inicialmente pela imprensa e no

site da prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e das Escolas da Rede

Municipal de Educação ou por contato telefônico.

I- Através dos grupos de WhatsApp, já formados e divididos por equipe de estudo

de acordo com ano/série, disciplina ou grupo etário, vocês professores estabelecerão

contato com os colegas de turma, trocando informações e ideias. Este grupo será

exclusivamente para estudos e preparação de aulas, deverá haver colaboração e

cooperação de todos. Para o planejamento partiremos de uma revisão dos conteúdos já

trabalhados em cada componente curricular ou faixa etária. Portanto, vocês deverão

estabelecer um diálogo e combinados de onde partir.

II- As atividades planejadas e que serão postada no facebook da unidade escolar,

WhatsApp ou impressos, deverão estar organizadas através de um plano de aula

semanal contendo: componente curricular, unidade temática, habilidades e descrição das

atividades (metodologia e instrumentos avaliativos) para o ensino fundamental e

contendo tema, campos de experiência, objetivos de aprendizagem, estratégias e

avaliação para aos alunos da Educação Infantil. Lembrando que, o professor que não

cumprir com seu planejamento de acordo com as regras citadas neste plano, será

descontado do seu vencimento proporcional em conformidade com o Estatuto do

Servidor Municipal e com a Lei 079/2009.

III- O professor de educação especial deverá planejar em parceria com os demais

professores do grupo, adaptando as atividades, utilizando de recursos necessários,

permitindo a igualdade de condições de aprendizagens aos alunos. Essas atividades

serão encaminhadas no whatsapp das famílias, ou impressas ao qual o aluno pertence.

IV- Salientamos que se o professor não possuir acesso aos meios tecnológicos, não

desejar utilizar seu equipamento particular e/ou não possuir habilidades das ferramentas

tecnológicas, devem dirigir-se a sua unidade escolar, fazer uso dos meios tecnológicos

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lá ofertados, conforme sua carga horária e agendamento com a orientação/gestor

escolar.

A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ACORDO COM AS

EQUIPES DE ESTUDO E PREPARAÇÃO DE AULAS SE DARÁ DA

SEGUINTE FORMA:

1º Passo - Elaboração do plano de aula semanal para cada componente curricular ou

grupo etário, contendo os passos já citados no item II deste plano;

2º Passo - Elaborar enquanto grupo atividades semanais ou quinzenais referente aos

conteúdos abordados para cada componente curricular. O professor poderá fazer uso de

atividades do livro didático, retiradas da internet ou também formuladas pelos próprios

professores.

Lembrando, que na parte da metodologia e/ou estratégias, (descrição da

atividade) o professor deverá ser claro e objetivo, destacando como realizar as tarefas,

onde e quais recursos serão utilizados (cadernos, folhas arquivadas), pois no retorno as

aulas presenciais os professores realizarão a conferência das atividades que foram

realizadas neste período. Ressaltando que as atividades semanais ou quinzenais deverão

ser realizadas e encaminhadas para o professor através do grupo de whatsapp (criado

pelas unidades escolar) e/ou às famílias que não tiverem acesso aos recursos

tecnológicos, serão entregue na escola no dia da retirada do próximo material (só assim

poderemos saber quantos alunos realizaram as atividades).

3º passo - As orientações das atividades ficam a critérios do professor, podendo ser

realizadas através de vídeos, links, textos, slides, contação de histórias, entre outros

meios.

ORIENTAÇÕES PARA AS GRAVAÇÕES DE VÍDEOS

Para que você registre as orientações da melhor forma possível, fique atento para

alguns cuidados e sugestões:

 O recurso audiovisual neste momento, também pode ser utilizado como

uma ferramenta que aproxima professores e os alunos nos planejamentos.

Inicie o vídeo conversando com os alunos/famílias, de maneira que

sintam-se acolhidos;

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 Atentar para o olhar cuidadoso com o local e objetos que compõem

o ambiente em que será realizada a filmagem como espaços neutros,

sem excessos de informações e de boa iluminação;

 Na atividade sugerida, apresente diferentes possibilidades de

materiais acessíveis para todas as famílias e oportunize ações que

contemplem diferentes ambientes;

 Antes de iniciar a filmagem, separe os materiais necessários para a

realização da proposta, observando se as mesmas vão ao encontro do

nosso planejamento;

 Para a qualidade do áudio, mantenha a câmera numa distância

máxima de um metro e meio de quem está falando. Fique atento aos

barulhos do ambiente durante a filmagem, isso pode prejudicar a

qualidade do som, fale devagar, de maneira clara e objetiva;

 Mantenha a câmera na horizontal, tentando filmar sempre na altura

da pessoa, evitando fazer filmagens de cima ou de baixo. Importante

também cuidar com o vestuário se for aparecer no vídeo;

 Mova-se de forma lenta e suave. Se estiver filmando alguém,

cuidado para não movimentar muita a câmera. Apoie os braços no

corpo ou em algo fixo, como uma mesa, por exemplo, para ajudar a

manter a câmera firme;

 Faça vídeos curtos, três a cinco minutos são suficientes. Mais tempo

poderá tornar o vídeo cansativo.

ORIENTAÇÕES AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS E AOS ALUNOS

Diante da impossibilidade do retorno as aulas presenciais e pela continuidade

das medidas protetivas estabelecidas pelo Decreto Estadual e firmadas pelo Decreto

Municipal e em concordância com o que estabelece o Conselho Municipal de Educação

e a Secretaria Municipal de Educação, passará a oferecer aos alunos da Rede Municipal

de Ensino, aulas na Modalidade em Regime Especial de Atividades de

Aprendizagem Não Presenciais. O mesmo acontecerá por meios tecnológicos:

facebook da unidade escolar e WhatsAppp e/ou impressos aos alunos que

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eventualmente não tenham acesso, sendo entregue na Unidade Escolar de acordo com o

horário estabelecido por cada escola.

Os pais ou responsáveis e aos alunos com acesso à internet deverão acessar a

página do Facebook da escola.

Ao acessar encontrarão disponíveis semanalmente ou quinzenalmente no

primeiro dia útil da semana às 18h, as atividades para cada ano/série ou grupo etário

(Educação Infantil), e no caso do Ensino Fundamental Anos Finais separadas por

componente curricular (disciplinas). E as atividades impressas serão entregues na

Unidade Escolar na terça-feira e na quinta-feira de acordo com o horário estipulado por

cada Unidade Escolar.

As atividades e ou experiências de aprendizagem serão organizadas a partir do

planejamento anual, este em conformidade com o Currículo do Território Catarinense e

para os alunos da Educação Infantil (Nível II, Nível III, Nível IV e Nível V), terão

propostas de atividades mais lúdicas voltadas às interações e brincadeiras, garantindo os

direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

As famílias serão orientadas através de vídeo, link, slides, contação de história,

materiais impressos entre outros meios explicativos pelos professores da Rede

Municipal de Ensino de acordo com o ano/série ou faixa etária.

As presenças e as atividades propostas serão avaliadas pelo professor, no retorno

das aulas presenciais ou por meios tecnológicos (whatsapp).

Além das informações em cada atividade postada os pais poderão se utilizar dos

grupos de whatsapp, e na Unidade Escolar para maiores esclarecimentos e dúvidas.

Ressaltamos que as famílias que não possuírem o material escolar básico

(caderno, lápis, cola, borracha, apontador e régua), deverá entrar em contato com a

gestora, para a retirada dos mesmos.

Abelardo Luz, 17 de Abril de 2020.

____________________________

Eliane Fátima Cantele

Secretária Municipal de Educação

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PARA REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE

APRENDIZAGENS NÃO PRESENCIAIS DAS

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

ABELARDO LUZ/SC.

ABRIL/ MAIO 2020